Principais problemas causados pela falta de esgoto tratado
Apesar do saneamento básico ser regulamentado no Brasil pela Lei 11.445/2007, ele ainda não é uma realidade para boa parte da população. Infelizmente, em 2016, quase 10 anos após a lei ser outorgada, o governo informou que não conseguirá cumprir a meta de ter 90% do país com tratamento de esgoto até 2033. Isso traz danos em várias áreas, pois são muitos os problemas causados pela falta de esgoto tratado.
Para lhe ajudar a entender a situação, a Life Saneamento separou os principais problemas e como resolvê-los. Confira!
Conheça os problemas causados pela falta de esgoto
1- Poluição dos recursos hídricos
Segundo a ONU, o tratamento do esgoto não só é um direito essencial do ser humano, mas também é um dos principais mecanismos de proteção da qualidade dos recursos hídricos. Afinal, quando o esgoto não é tratado, quer dizer que é despejado direto nos rios, contaminando os afluentes.
E isso não é um problema apenas das periferias, os grandes centros urbanos também sofrem com a falta de tratamento de esgoto. Seja o esgoto doméstico ou o industrial a falta de saneamento é motivo de preocupação. Afinal, contamina as fontes de água potável, água essa que usamos para consumo. Ou seja, o esgoto que despejamos se volta contra nós. Dessa forma, podemos dizer que entre todos os problemas causados pela falta de esgoto, esse é o principal. Veja no decorrer do texto que tudo tem relação com isso.
2- Impacto econômico
O esgoto correndo a céu aberto causa diversas doenças nas pessoas da região, e isso impacta diretamente a economia. Uma pesquisa do Trata Brasil mostrou que 11% das faltas ao trabalho são relacionadas a problemas causados pela falta de saneamento básico. Afinal, se doente, as pessoas não conseguem trabalhar, ficam mais vezes de atestado.
Além disso, o saneamento básico valoriza os imóveis da localidade, aumenta a produtividade dos trabalhadores e melhora o rendimento escolar das crianças. Segundo pesquisa do Trata Brasil, a renda per capita aumentaria 6% se a meta fosse alcançada.
Já sobre os estudantes, um estudo da USP de 2016 mostrou que se aumentarmos apenas 1% do acesso da população ao saneamento, conseguiremos:
- reduzir 0,12% na taxa de abandono escolar;
- aumentar 0,11% na taxa de frequência escolar;
- diminuir 0,31% na taxa de distorção idade-série.
Em vista desses números, podemos dizer que esse é, dos problemas causados pela falta de esgoto, o que impacta diretamente no governo e na capacidade de investir em melhorias em outras áreas da sociedade.
3- Sobrecarga do sistema de saúde
Ao conviver com o esgoto ao ar livre e consumir água contaminada pelo esgoto não tratado, as pessoas adoecem. Isso porque têm contato com inúmeros agentes perigosos para a saúde, como os causadores da leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifoide e cólera. Essa quantidade de doentes buscando o sistema público de saúde causa sobrecarga.
E não adianta investir mais na saúde porque a quantidade de doentes segue em crescente. O que precisamos para resolver esse e outros problemas causados pela falta de esgoto é aumentar o acesso ao saneamento básico.
Resolva esses problemas com uma empresa especializada
Com uma empresa especializada em tratamento de água e esgoto é possível resolver todos esses problemas causados pela falta de esgoto e muitos outros não citados. O Brasil precisa de empresas de qualidade, honestas e preocupadas com o bem-estar da sociedade, como a Life Saneamento.
Fabricamos e instalamos estações de tratamento de água e esgoto em PRFV e aço inoxidável. Entre em contato!