Veja quais são as etapas do tratamento de esgoto
O tratamento do esgoto é benéfico para o ambiente e para a população. Afinal, o despejo da água usada em torneiras, chuveiros, vasos sanitários e outros diretamente na natureza causa impactos de grande proporção. Podemos ter doenças causadas pelo consumo daquela água contaminada e problemas ambientais que podem ser percebidos desde a população que teve contato direto com águas contaminadas até animais e plantas muito distantes da fonte de esgoto sendo infectados. E isso volta contra a comunidade, que ingere esses alimentos. Agora que você sabe o motivo de se tratar o esgoto, conheça as etapas do tratamento de esgoto com a Life Saneamento!
Quais são os esgotos que recebem tratamento?
O esgoto doméstico e industrial precisa passar por tratamento para reduzir a alta concentração de compostos orgânicos e químicos prejudiciais ao meio ambiente.
As 5 etapas do tratamento de esgoto
1- Gradeamento
O esgoto é composto mais por líquido do que sólido, e o tratamento deseja uma água limpa, no final. Por isso, a primeira das etapas do tratamento de esgoto é separar esses materiais. Por meio de uma grade (por isso o nome gradeamento), todo o líquido segue para a próxima fase enquanto os sólidos grandes são retidos.
2- Desarenação
Como alguns sólidos menores ainda passam pelo processo de gradeamento, a segunda etapa consiste em uma caixa de areia. Essa separação é realizada mediante sedimentação. O objetivo é passar apenas o líquido para a próxima fase, ficando aqui qualquer detrito sólido, como areia e cascalho. Esta etapa é muito importante! Normalmente esses sólidos são encaminhados para o aterro sanitário.
3 – Tratamento biológico
Agora que temos apenas líquido, é iniciado o tratamento biológico. Aqui o efluente tem contato com seres microscópicos que, via reações bioquímicas, transformam a matéria orgânica e os minerais em flocos de Iodo. Podemos citar o rotífero e o tardígrado, entre os seres microscópicos atuantes utilizados nesse processo.
3.1- Metais pesados
No caso de esgoto industrial, é necessário passar por mais uma etapa, pois conta com metais pesados. Aqui são utilizados produtos químicos ou biológicos para separar esses metais do líquido.
4- Decantação
Agora que toda a matéria orgânica foi transformada em flocos de Iodo, esse líquido passa pela decantação. Esta etapa do tratamento de esgoto consiste em separar os flocos do líquido, permitindo que passe para a próxima fase livre de impurezas. Uma curiosidade é que esse Iodo, durante a decantação, se torna um subproduto, o biosólido, que pode ser utilizado na agricultura para a produção de fertilizantes orgânicos.
5 – Descarte
E a última das etapas do tratamento de esgoto é o descarte. O Iodo é desidratado e levado para o aterro sanitário, quando não é utilizado pela agricultura. Já o esgoto tratado, é devolvido ao meio ambiente. Em algumas estações, há ainda mais uma etapa de tratamento avançado, gerando a água de reuso.
Agora que você entendeu quais são as etapas do tratamento de esgoto, pode definir o tipo de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) ideal para a sua necessidade. Contamos com:
- Estação de Tratamento de Esgoto Compacta;
- Estação de Tratamento de Esgoto em Aço Inox;
- Estação de Tratamento de Esgoto Fabricada em PRFV;
- Estação de Tratamento de Esgoto Pré-Fabricada.
Fale com um dos nossos especialistas: