4 principais problemas causados pela falta de água tratada!
A falta de acesso à água tratada pode trazer inúmeros problemas de saúde para as pessoas, o que impacta em custos para o governo e para a sociedade. Promover a universalização ao saneamento básico é um objetivo do país, que em 2020 criou o novo marco legal do saneamento básico. Espera-se que em 2033 não haja mais problemas causados pela falta de água tratada, já que 99% da população terá acesso à água potável; hoje, 2024, apenas 84,1% tem acesso. Ou seja, 16% não tem acesso à água potável. Enquanto não chegamos em 2033, veja neste artigo os principais problemas que a água poluída traz para a população.
1- Impacto nos cofres públicos
Um dos problemas causados pela falta de água tratada é o alto custo com saúde para os cofres públicos. Afinal, a falta de saneamento aumenta a propagação de doenças. Para ter ideia, existe uma sigla para essas doenças, DRSAI (Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado).
De acordo com o Trata Brasil, em 2021, foram gastos mais de R$ 55 milhões com internações no SUS por doença contraída pela água. Além disso, em 2014 a OMS declarou que a cada dólar investido em saneamento, economizamos 4,3 dólares em saúde.
2- Impacto na mortalidade infantil
Um exemplo é a diarreia, que anualmente causa a morte de 361 mil crianças menores de 5 anos no mundo. Sendo que quase 90% dessas mortes seriam evitadas com acesso ao saneamento básico.
3- Impacto na educação
Como as crianças que não têm acesso à água potável ficam doentes muitas vezes no ano, a frequência escolar é baixa, isso acarreta em abandono dos estudos e consequente impacto na educação geral da população.
4- Impacto na produtividade dos adultos
Não são apenas as crianças que sofrem com problemas causados pela falta de água tratada. Os adultos têm repetidas infecções gastrointestinais, afastando-os do trabalho, apresentando risco a vida e impactando na renda dessas famílias. Vale lembrar que esses adultos foram crianças que provavelmente faltaram muito a escola por DRSAI, então, pode ser que não tiveram bons estudos para proporcionar bons empregos. Dessa forma, muitos atuam de forma autônoma ou empregos de base e dependem do trabalho para se sustentar.
Como resolver os problemas causados pela falta de água tratada
O Brasil já está no caminho para a solução, com o novo marco legal, mas o investimento ainda está lento. Para resolver é necessário haver injeção de capital. As mudanças que o marco legal tem sofrido buscam deixar o investimento mais atrativo para as empresas.
A Life Saneamento ajuda o país a chegar na meta através do desenvolvimento de projetos e da construção de estações de tratamento água e esgoto. Nossa Estação de Tratamento de Esgoto em Aço Inox tem sido muito buscada pela durabilidade e facilidade da higienização e manutenção do aço inox. Se está em busca de um parceiro para investir em saneamento básico, conte com a Life Saneamento para a construção de ETA e ETE.